Relatório da ABRAM sobre a AGE ASUDAVE

02/03/2017 13:21

Relatório da ABRAM sobre a AGE – Assembleia Geral Extraordinária ASUDAVE, realizada em 17, 18 e 19 de fevereiro de 2017, em Assunção/Paraguai.

Participaram os delegados de onze (11) Países: Horacio Godoy (Argentina), Anibal Ibanez Cuellar (Bolivia), Francisco Hypolito da Silveira (Brasil), Luis Candia Jara e Alexis Mora (Chile), Teobaldo Cordoba (Colombia), Cristian Aguilar (Equador), Silas Brummell (Guyana), Victor Fernandez (Paraguai), Oscar Zuniga (Peru), Ines Deluchi (Uruguai) e Jhonny Rodrigues (Venezuela) e pela ASUDAVE, Richard Amigo (Presidente), Marcelo Ithuralde (Vice Presidente Ruta), Barbara Tapia (Secretaria) e Rufino Flores Rios (Vice Presidente de Pista e Campo). Pela Femachi -  Carlos Riquelme. Os Assessores Juridicos da ASUDAVE Gerardo Acosta e Sascha Von  Lapcevic. E pela CONSUDATLE, Sra. Mirta Doldán. Foram seis (6) turnos de muita discussão e sinergia entre todos os participantes para cumprir a extensa pauta.

Assembleia Asudave 2017.jpg

Abre a reunião a Sra. Mirta Doldán, Vice Presidente da Consudatle, que cita a reunião de 2016, em Manaus, quando o Sr. Richard Amigo (ASUDAVE) expõe as dificuldades que os Masters sofrem pela falta de apoio da Confederações/Federações Nacionais, a Sra. Rute Velnecker da ABRAM solicitou maior apoio da CBAt ao Sr. Antonio Fernandes (Presidente CBAt).

Ficou definido que a ASUDAVE fará um documento ao qual será solicitado apoio às Confederações/Federações Nacionais de apoio aos Masters, visto a grande maioria ter sido atletas quando adultos. A sra. Mirta será a portadora e reinvindicará tal solicitação.

Na CONSUDATLE Foi informado que no Campeonato Nacional Adulto, no Equador, de 23 a 25 de junho de 2017, haverá tal como ocorre em Mundiais da IAAF, duas (2) provas com participação de Atletas Masters.

Pauta:

1. Sul Americano 2017 -  houve explanação do Comitê Organizador da FEMACHI, sobre locais, data, condições de infraestrutura, rede hoteleira, etc. A postulação do Chile foi aprovada pela AGE, para realização de 06 a 12 de novembro de 2017, onde o Sul Americano será em três (3) locais, de 06 a 09 novembro (Estádio Nacional), de 10 a 12 de novembro (Estádio Mario Recordón – da Universidade Católica), além das provas de Rua. Em Santiago é o mesmo horário do Brasil e as Temperaturas para o período estão entre 16 e 30°C. Santiago do Chile tem 3 Milhões de Habitantes e a grande Santiago 8 Milhões. A Assembleia apoiou a FEMACHI em negociar com a ASUDAVE as garantias para o campeonato.

Imagem.jpg

Imagem (2).jpg

2. Estatutos da ASUDAVE – Para conhecimento de todos a ASUDAVE, entidade que representa o Atletismo Master Sul Americano, ao Contrario da ABRAM, não tem personalidade jurídica, portanto não é entidade de direito. Foi proposto um projeto de modificação do Estatuto usado. Consiste em reorganizar o Estatuto segundo o critério definido de acordo com a estrutura dos Estatutos de Entidades Internacionais.

Os itens votados foram, alterações que envolviam aprovações de Assembléias. Modificações substanciais ocorridas:

·         Único nome para Entidade: Asociación Sudamericana de Atletas Masters.

·         Modificação do nome abreviado para ASUDAMA.

·         Definição de entidade sem fins lucrativos.

·         Sede fixa no Paraguai, para obtenção de personalidade jurídica no país, e não itinerante na sede do Presidente.

·         Estabelecidos direitos e obrigações as Afiliadas Nacionais.

·         São eliminados votos nas Assembleias dos membros do Conselho Diretivo, salvo em caso de empate com o voto minerva do Presidente.

·         Eliminado o direito ao segundo voto pela afiliada com maior participação em campeonatos sudamericanos.

·         Criado o Tribunal disciplinário, em substituição ao tribunal arbitral.

·         As decisões ASUDAMA se submetem a jurisdição da TAS (tribunal de Arbitragem Independente de Lousane/Suiça).

·         incluem um tribunal Eleitoral independente e Unipessoal adaptado as Leis Paraguaias, que se encarregará dos processos eleitorais.

O Estatuto foi aprovado e autorizado seu registro jurídico.

3. Tesoureiro – Não há candidatos indicados. A Assembleia autorizou Presidente do Conselho Diretivo indicar nome com fins de cumprir obrigações estatutárias.

4. Foi indicado para completar junta revisora de contas o Sr. Jhonny Rodrigues (Venezuela)

5. e 6. Resoluções Administrativas da ASUDAMA: Medelín 2014 e Porto Alegre 2015, foram derrubadas pela AGE por inconsistências legais, jurídicas e estatutárias. Por esta decisão nada consta às Entidades Nacionais da Colombia e Brasil, que estão liberadas a se candidatar a Campeonatos Oficiais da ASUDAMA.

7. Resolução sobre Diretiva do Peru – foi suspensa por 5 (cinco) meses, prazo este dado para que a ADAS-Peru resolver problemas e principalmente alteração estatutária, caso contrario, resolução volta a vigorar.

8. Aprovado a ASUDAMA receber candidaturas para:

·         Rutas – 2018 e 2020

·         Provas Combinadas – 2018 e 2020

·         Pista e Campo – 2019 e 2021

9. Assuntos Gerais:

  • Nos Estatutos aprovados, seu art. 5 – Obrigações das afiliadas:
  • Não manter relações desportivas, de qualquer natureza com entidades não filiadas a ASUDAMA ou WMA ou reconhecidas por estas; - a ABRAM declarou que em 29.03.2009, juntamente com a Federação de Basquete e a Associação Master de Natação fundaram o CBEM – Comitê Brasileiro do Esporte Master. Que já foram realizados no Brasil 03 (três) Jogos Olímpicos Brasileiros Masters.
  • Hoje o CBEM, a ABRAM e a cidade do Rio de Janeiro são candidatas aos Jogos Masters Pan Americano de 2020, juntamente com outras duas cidades – Cali (Colombia) e Cleveland (EUA). Estes jogos são promovidos pela INGA(WMG) e que a vistoria no Rio de Janeiro será agora em 13, 14 e 15 de março e a decisão será e Auckland (Nova Zelandia) em abril de 2017.

INFORMES DA WMA - AGO PERTH 2016

1) Representante da IAAF junto a WMA Sr. Cesar Moreno/Mexico sai e entra em seu lugar Pierre Weiss/França.

2) Indoor 2019 – Torum/Polonia.

3) Outdoor 2020 – Toronto/Canadá.

4) Sede da WMA se transfere da Suiça para Monaco (mesma sede da IAAF).

5) Nos Campeonatos Mundias da WMA: 

  • se elimina a Maratona de Mundiais outdoor a partir de 01 janeiro de 2017.
  • se inclui a meia maratona em outdoor a partir de 01 de janeiro de 2017.
  • se elimina 10000m em pista em Mundiais Outdoor a partir de 01 de janeiro de 2017. Porém, se inclui 10 km em rua em Mundiais outdoor a partir de 01 de janeiro de 2017.
  • se  elimina a Meia Maratona dos Campeonato Mundiais Indoor a partir de 01 de janeiro de 2018.
  • se inclui os 5km de Marcha Atletica nos campeonatos Mundiais indoor a partir de 01 de janeiro de 2018.
  • se inclui os 10 km nos Campeonatos Mundiais indoor a partir de janeiro de 2018.

6) Cross Country – a partir da categoria 70 anos WMA a distancia será de 6 Km com inicio em 01 de janeiro de 2018.

 

Francisco Hypolito da Silveira

Delegado 2017 - ABRAM

 

'; $('rbcBookmarks200000441').innerHTML = bookmarks; bookmarks.evalScripts(); }); /* ]]> */

Crie um site com

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!